Not?cias sobre o U2 em portugu?s

The friendliest place on the web for anyone that follows U2.
If you have answers, please help by responding to the unanswered posts.

follower

Refugee
Joined
Jul 30, 2000
Messages
2,302
Location
Porto Alegre/Brasil
A quem interessar possa ;) Pretendo divulgar as not?cias sobre o U2 na imprensa brasileira atrav?s dessa thread. Portugueses e f?s de outras nacionalidades de lingua portuguesa sintam-se ? vontade para contribuir. Obrigada. :)

U2 gravar? em est?dio com vista panor?mica

u22001502re.jpg


DUBLIN (Reuters) - A banda de rock irlandesa U2 atualmente usa um est?dio hist?rico de Dublin que ser? demolido. Com isso, o grupo passar? a gravar no alto de um arranha-c?u de 180 andares ?s margens do rio Liffey, na capital da Irlanda.

Na ter?a-feira, a Autoridade de Desenvolvimento das Docas de Dublin lan?ou um concurso internacional para arquitetos interessados em projetar o arranha-c?u, que vai abrigar o novo est?dio de grava??o do U2 em uma cobertura duplex.

Um membro do U2 estar? no j?ri que escolher? o projeto vencedor.

"Temos orgulho de ser um grupo de Dublin. N?o quer?amos romper nossa associa??o com as docas, mas esse projeto nos d? a oportunidade de garantir a natureza ?nica das acomoda??es que precisamos", disse um porta-voz da banda em comunicado.

Este ano, o U2 perdeu uma batalha judicial com autoridades de planejamento urbano para impedir a compra compuls?ria do est?dio nas docas, onde eles gravaram o disco ganhador do Grammy "All That You Can't Leave Behind" (2000).

O pr?dio, que j? foi comparado ao The Cavern Club de Liverpool, onde os Beatles fizeram seus primeiros shows, ser? demolido para um projeto de renova??o de toda a orla do rio.

Mais de 8.000 f?s participaram de um abaixo-assinado pedindo a preserva??o do est?dio, onde a banda tamb?m gravou "Passengers" e parte de "Pop".

O U2 vai continuar no est?dio at? que o edif?cio seja terminado, provavelmente no fim de 2005.

Fonte: Reuters via UOL
 
Last edited:
Noticia 2

U2 deve come?ar a gravar em janeiro

Nova York - O U2 deve entrar em est?dio em janeiro para gravar seu primeiro trabalho desde o disco All That You Can?t Leave Behind. De acordo com o guitarrista The Edge, a banda vai aproveitar as pr?ximas semanas para pensar em "dire??es" a serem tomadas e "novas id?ias" para o ?lbum, que ainda n?o tem t?tulo. Segundo o m?sico, o novo disco vai seguir o caminho "rock ?n? roll" do single mais recente deles, Electrical Storm, da compila??o de hits The Best of 1990-2000. O novo som da banda ? o velho "guitarra, baixo e bateria", segundo The Edge. A outra nova faixa, tamb?m da colet?nea, ? The Hands That Built America, que faz parte da trilha sonora do filme Gangues de Nova York, de Martin Scorsese.

Fonte: Estad?o
 
Not?cia 3

Bono Vox receber? nos EUA pr?mio por a??es humanit?rias

bono150200re.jpg


O l?der do U2 Bono Vox receber? na pr?xima segunda-feira (18) um pr?mio do Centro Simon Wiesenthal, em Nova York, por suas a??es humanit?rias.

O cantor tamb?m recebeu uma homenagem no in?cio deste ano por seu engajamento em campanhas pela erradica??o da fome e da Aids na ?frica e por seu empenho em reivindicar o perd?o ? d?vida de pa?ses pobres.

Em entrevista ? revista Time em fevereiro deste ano, o cantor declarou estar desiludido com a "m?sica engajada". Bono dizia acreditar que suas negocia??es com pol?ticos, "nos bastidores", fosse mais eficiente do que a m?sica politizada.

O Centro Simon Wiesenthal ? uma institui??o judaica de direitos humanos com sede nos EUA e escrit?rios em Israel, Canad?, Fran?a e Argentina.

Fonte: UOL
 
Not?cia 4

U2 lan?a r?dio com suas preferidas e faixas comentadas

O U2 lan?ou nesta sexta-feira (15) um canal de r?dio em seu site oficial.

O canal, chamado Zoo Radio, traz can??es escolhidas pela banda e por m?sicos como Noel Gallagher, Paul Oakenfold e integrantes do No Doubt.

A programa??o inclui ainda todas faixas da nova colet?nea do U2, "The Best of 1990-2000", comentadas pelo guitarrista The Edge. A compila??o foi lan?ada este m?s.

Fonte: UOL
 
Not?cia 5

U2, resist?ncia musical

cab6ter.jpg


Colet?nea revela que banda irlandesa manteve ess?ncia

Silvio Essinger
Rep?rter do JB

Her?ico, messi?nico, imaculado e afiado feito navalha - assim era o U2 em seus primeiros 10 anos de atividades, resumidos quatro anos atr?s na colet?nea Best of 1980-1990. J? ent?o, naquele mesmo ano de 1998 (que os veria pisar em solo brasileiro para uma s?rie de aguardados shows), os irlandeses eram uma outra banda, que por sinal havia passado por sucessivas e muito interessantes metamorfoses ao longo da d?cada. O hist?rico dessas transforma??es ? o que faz o rec?m-lan?ado The best of 1990-2000 valer a pena, at? mais do que a s?rie de lados B de singles atulhados no disco 2 do ?lbum. Vista em perspectiva, a (para alguns) maior banda de rock dos ?ltimos 20 anos surpreende ainda mais: como p?de ter mudado tanto sem alterar sua ess?ncia ou se perder na busca pelas ondas do pop?
Nascido das cinzas ainda fumegantes do punk rock, o U2 estabeleceu uma quebra do paradigma das superbandas da gera??o anterior: sem m?sicos exatamente virtuosos ou um aparato bomb?stico, eles conquistaram suas multid?es. Isso gra?as a um magn?tico e bem articulado vocalista (Bono Vox) e um guitarrista (The Edge) que fez de seu instrumento uma esp?cie de metralhadora mel?dica. A base (o baixista Adam Clayton e o baterista Larry Mullen) t?o somente garantia seguran?a. Assim, ao longo dos anos 80, o U2 se sagrou como uma esp?cie de reserva moral do rock, onde os seus princ?pios b?sicos - inconformismo, eletricidade, simplicidade - estariam imunes a todo o comercialismo danoso da m?sica pop.

Nos 90, nenhum dos m?sicos era mais t?o garoto ou inocente. E nem o rock era mais o mesmo. Da? que, com as suas excelentes can??es e o mesmo carisma de sempre, a banda resolveu experimentar como nunca antes. Sa?da com uma aura de quase santidade com o disco ao vivo/filme Rattle and rum (1988), o U2 come?ou a d?cada de 90 com o inacredit?vel Achtung baby (1991), em que a eletr?nica dan?ante se infiltrou num rock ainda puro e as certezas deram lugar ?s d?vidas nas letras. O choque de faixas de apelo imediato, como Mysterious ways e Even better than the real thing (faltava The fly na colet?nea), era amenizada por One, onde reaparecia o velho U2 dos hinos para evangelizar roqueiros.

As ainda mais experimentais Numb e Lemon representam o ?timo ?lbum Zooropa (1993), enquanto a debochada Discoteque traz de volta o pol?mico Pop, de 1987 (que, n?o obstante, trouxe tamb?m uma das melhores baladas da banda, Staring at the sun). A oitentista Beautiful day e a soul Stuck in a moment you can't get of anunciam mais uma revolu??o, a do enxugamento da tecnologia, do ?lbum All that you can't leave behind (2000). Ciclo fechado, o U2 apresenta uma in?dita na colet?nea, Eletrical storm. ? apenas a garantia de que a ess?ncia est? inalterada.

Fonte: Jornal do Brasil
 
That was really funny of you dear :D

I must say you?re being modest though...for I know you can actually understand a bit of Cam?es? old good language. As far as I know you have a good teacher near you ;)

Okay, now for the news. :)

Lenine participa de projeto com Bono Vox

O pernambucano vai gravar faixa para CD em apoio ? proposta de cancelamento da d?vida externa dos pa?ses do Terceiro Mundo

Marco Antonio Barbosa
18/11/2002

Lenine foi convocado a participar do projeto Drop the Debt: A Recording for the Canceling of the Third World Debt, disco que reunir? artistas de v?rios pa?ses em desenvolvimento - e que faz parte de uma iniciativa criada pelo roqueiro Bono Vox (do grupo U2), visando o perd?o da d?vida externa das na??es do Terceiro Mundo. O pernambucano vai regravar, especialemente para o CD, uma nova vers?o de sua m?sica A Verba e o Verbo, de seu ?ltimo disco, Falange Canibal, na qual ser? acompanhado de seu antigo parceiro Marcos Suzano (percuss?o).

Fonte: CliqueMusic
 
Not?cia 8

Nota: melhor review sobre o Best Of que eu j? li na imprensa brasileira. Justo e abalizado.

O segundo balan?o do U2

por Arthur Dapieve

26.Nov.2002 | Os f?s do U2 nunca souberam o que fazer direito com a segunda metade da carreira do grupo. A primeira metade, iniciada em 1978, em Dublin, capital da Rep?blica da Irlanda, tudo bem: roqueira, politizada, viril, desenvolvida em hinos e ?picos como ?Sunday Bloody Sunday? ou ?Pride (In the name of love)?. A segunda, a segunda, bem... O que deu na cabe?a daqueles caras para fazerem um som disco-dance e se vestirem como uma banda cover do Village People?! Quatro anos atr?s, a primeira metade rendeu ?The best of 1980-1990?, CD duplo com os maiores sucessos e com os lados-B da d?cada. Agora, a segunda metade rende ?The best of 1990-2000?, CD duplo com os maiores sucessos e os lados-B da d?cada ? al?m de um DVD de pouco mais de 20 minutos de dura??o. A Universal Music p?s c?pias numeradas por tempo limitado no mercado brasileiro.

Vista assim, da perspectiva de uma boa antologia, a d?cada de 90 j? n?o parece um desvio ideol?gico na carreira de Bono Vox (voz), The Edge (guitarra), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria). Primeiro, porque mesmo tendo flertado pesadamente com a m?sica eletr?nica em discos como ?Zooropa? (1993) e ?Pop? (1997), eles sempre fizeram grandes can??es ? moda antiga, como ?Stay (Faraway, so close!)? ou ?Staring at the sun?, ambas presentes em ?The best of 1990-2000?, a ?ltima numa nova mixagem. Segundo, porque a inclus?o de faixas da vertente disco-dance, como ?Discot?que? e ?Numb?, as duas tamb?m em novas mixagens, serve para, passado o estranhamento da ?poca de seu lan?amento, entender qual o papel dessa fase na obra do U2 como um todo. E n?o foi um papel higi?nico, para sujar e jogar no lixo, como pensavam os f?s da fase ortodoxa.

A d?cada de 90 foi um per?odo de muda, um per?odo para tentar descobrir o que fazer depois que aqueles quatro escolares de Dublin tinham se tornado um supergrupo, um per?odo para tentar resolver as aparentes contradi??es entre o engajamento pol?tico e o estrelato pop ostentado em megaturn?s. A mudan?a no trabalho p?de ser sentida n?o apenas na qualidade ? na troca dos rocks ?picos por mantras eletr?nicos, por exemplo ? mas tamb?m na quantidade ? de 1980 a 1990 foram oito ?lbuns lan?ados, de 1990 a 2000, cinco, se se incluir ?Passengers? (1995), trilha sonora do U2 com Brian Eno. Isso implica uma de duas coisas: ou a inspira??o era menor ou a banda estava mais seletiva, controlando melhor os rumos de sua carreira. ?The best of 1990-2000? aponta para a segunda alternativa. E, ao incluir algumas de suas faixas, at? lan?a novas luzes para o aclamado ?All that you can?t leave behind? (2000), o CD da volta ao rock mais b?sico.

Desse modo, ?Zooropa? e ?Pop? ressurgem da presente antologia n?o como um hiato embara?oso, mas como a condi??o necess?ria para a reconcilia??o do U2 com o g?nero que glorificou. A incurs?o expl?cita pelo mundo da dan?a real?ando a beleza das can??es mais politizadas e engajadas. E vice-versa. Portanto, n?o pode ser descartada uma nova experimenta??o fora dos limites estritos do formato voz-guitarra-baixo-bateria ? agora que muitos grupos mais novos, ? frente o Radiohead, o Mogwai e o Tortoise, pegaram a deixa e mostraram n?o haver problema insol?vel na conviv?ncia entre rock e eletr?nica. Ali?s, o pr?prio ?The best of 1990-2000? comprova isso, ao costurar a conviv?ncia entre, por exemplo, ?Mysterious ways?, ?One?, ?Miss Sarajevo? (com a participa??o do tenor italiano Luciano Pavarotti e arranjos de cordas do craque Craig Armstrong) e ?Numb?.

At? aqui falamos apenas do primeiro disco, o ?melhor de? propriamente dito. Ajuda, e muito, na percep??o de tudo o que se escreveu a? em cima, a audi??o conjunta com o segundo disco, o dos lados-B. De certa forma, pode-se dizer que eles se interpenetram, na medida em que duas faixas do primeiro (as belas e cinematogr?ficas ?Electrical storm? e ?The hands that built America?) s?o in?ditas e quatro faixas do segundo (?Even better than the real thing ? The Perfecto Mix?, ?Numb ? Gimme Some More Dignity Mix?, ?Mysterious ways ? Solar Plexus Club Mix? e ?Discot?que ? Hexidecimal mix?) s?o remixes para faixas do primeiro. Para quem tem todos, ou quase todos, os CDs do U2 s?o essas faixas alternativas que valem a compra de ?The best of 1990-2000?. Al?m disso, seja em qual dos seus discos, a antologia acaba destacando belezinhas que haviam sido soterradas por belezonas, belezinhas mais ou menos roqueiras, mais ou menos dan?antes: ?The first time?, ?Your blue room?, ?Lady with the spinning head (Extended Dance Mix)? ou ?Happiness is a warm gun (The Gun Mix)?, vers?o para os Beatles.

De quebra, conv?m lembrar, h? o DVD. H? quatro itens nele, todos com excelente qualidade de som e de imagem. Os dois primeiros s?o colagens visuais, nervosas, para n?o dizer hist?ricas: ?The history mix? e ?U2 The best of 1990-2000 DVD trailer?. Melhor do que ouvir The Edge dizer que o problema n?o ? usar ?culos escuros mas saber quais ?culos escuros usar ou Mullen Jr. declarar-se bacana ? ver ? e repetir quantas vezes forem necess?rias ? as duas m?sicas destacadas em clips: ?Please ? Live mural cut? (gravada em Helsinqui, Finl?ndia, em 1997) e ?Beautiful day ? Eze version? (gravada num dia maravilhoso na Fran?a). Nestes, o grupo volta a ser filmado dentro da f?rmula consagrada pelo diretor Phil Joanou no document?rio ?Rattle and hum? (1988), mais adequada ao seu som: planos mais longos, contemplativos, na contram?o da est?tica MTV.

Por fim, o balan?o ?The best of 1990-2000? faz jus ao trabalho individual dos membros do grupo: as palhetadas pessoais de The Edge, a tens?o caracter?stica do baixo de Clayton, a eficient?ssima discri??o de Mullen Jr. e os poderes de Bono Vox como vocalista e como letrista. Um sujeito que escreve ?Eu te desapontei ou deixei um gosto ruim na tua boca?/ Ages como se nunca tivesses tido amor e quisesses que eu ficasse sem./ Bem, esta noite ? tarde demais para arrastar o passado para a luz./ Somos um, mas n?o somos o mesmo? (?One?) ou ?No meu sonho, eu estava afogando meus desesperos/ Mas meus desesperos aprenderam a nadar? (?Until the end of the world?) j? teria valor, muito valor, ainda que tamb?m n?o tivesse uma voz capaz de comover cat?licos e protestantes.
 
Back
Top Bottom